quarta-feira, 4 de agosto de 2010

6 meses de amamentação exclusiva!!


É com muito orgulho que hoje posto o relato de 6 meses de amamentação da Rafa ..


Tinha um objetivo ,sabia que não seria fácil porém lutei , me informei e consequir ..


Desde de criança sempre escutava que as mulheres da família não eram "boas de leite" , quase todas com histórias de insucesso na amamentação , sempre pelo mesmo motivo , POUCO LEITE .


Quando tive meu 1° filho a 6 anos atrás isso veio a tona a primeira coisa a acontecer foi ainda no hospital a enfermeira entrar no quarto por volta das 1 da manhã quando ele completou 24 hrs de nascido e trouxe uma seringa com leite artificial e falou que o pediatra que 'MANDOU" o bebê poderia sentir fome pois colostro não sustentava, na epoca achei absolutamente normal ( hj tenho vontade de voltar no tempo e fazer "coisas") , sempre via outras mulheres com o leite sobrando , seios empredados e comigo isso nunca tinha acontecido , para mim tambem era super normal o fato de ter que entrar com complemento antes mesmo do 1° mês de vida do bebê, ainda sim fui insistente, e consequi exclusividade até 5 meses quando por pura falta de informação comecei a dar frutas ,ora ,todo mundo fazia isso para mim era praxe ,regra ou sei lá o que ..


Voltei a trabalhar quando ele tinha 6 meses e tambem como era "normal"inserir mamadeira e complemento trabalhei por um mês somente mesmo assim continuei com complemento e outros alimentos , ainda sim me considero vitoriosa pois seguimos amamentando até 1 ano e 8 meses (uauuuuuuuuuuuuuuuu, rarissimo caso na família)


Com meu 2° filho já tinha acesso a internet , busquei informações porém não o suficiente para obter sucesso na amamentação exclusiva ,pois agora ao contrário do primeiro já era ciente da importância de amamentar exclusivamente até os 6 meses, a primeira diferença já foi no hospital onde não deixei dar nada ao meu filho , somente meu leite , como nessa época já trabalhava , amamentei exclusivamente durante toda licença maternidade e férias , foram no total 5 meses , pois ainda sim o fantasma da herança genética em não ser boa produtora de leite me rondava ,na verdade me assombrava todos os dias , confesso que foi muito sofrido dessa vez apesar de ser mãe de 2° viagem , uma vez que tinha conhecimento de casos de sucessos porém comigo parecia ser impossível , ainda sim tentei por umas semanas tirar leite para meu filho e assim diminuir a quantidade de complemento a ser dada , porém em vão , já não consequia manter somente com meu leite mesmo nos fins de semana quando estava direto com ele ,e assim foi até o inicio da introdução de outros alimentos e prosseguio até por volta de 1 ano e 6 meses dele , estava feliz pois ainda sim havia amamentado mais tempo que a maiorias das familiares ...


Um mês após o Pedro ter desmamado minha menstruação atrasou para meu desespero , meu marido tinha certeza do que estava acontecendo mais eu não queria acreditar , sim , estava gravida novamente , e para minha surpresa de 3 meses , ou seja o Pedro amamentou mesmo estando gravida e não houve nenhum problema , acredito eu hoje que se não tivesse usado mamadeira e chupeta ele não desmamaria ..


Passado o susto desse novo presente , pois não esperava de maneira alguma , foquei em tentar fazer tudo diferente , concentrei em me informar sobre parto e amamentação , sabia que faltava algo na minha história ( assunto extenso que falarei em outra hora), não me cansava de ler sobre amamentação , queria de qualquer forma quebrar essa barreira ..


Rafaela nasceu no dia 31 de Janeiro em uma tarde de domingo ensolarada .. Infelizmente não pode vim ao meu seio nos primeiros minutos de vida como tanto planejei ,sonhei ,almejei ,ela veio ao tão esperado encontro umas 5 horas após seu nascimento ,porém parece que a sapequinha já sabia o que fazer , já sugou o seio com maestria ..heheheheh ( filha de Ana , Rafaela é )..


Não tive problemas com o inicio da amementação , uma vez que sabia que fissura no bico dos seios era decorrente de uma pega incorreta ,corrigi a pega , sabia que leite mesmo só descia por volta do 5° dia pós nascimento . Rafa apresentou sinais de hipoglicemia no hospital , recomendação , colocar o bebê para sugar mais , chegamos em casa e tudo fluindo muito bem fui agraciada pela ocitocina liberada durante o trabalho de parto fazendo com que meu leite descesse no 4 ° dia , lindo e maravilhoso estava toda orgulhosa ,assim foi a primeira semana , porém como uma caracteristica minha é ser de fácil adaptação meu organismo com 10 dias já havia entendido o recado , não tinha mais peito cheio de leite muito menos precisava dormir com fraldas tapando os seios evitando que vazassem , me sentir mal , será mesmo que tudo o que escutei a vida inteira era verdade ?? pela 3° vez isso acontecia ,foi aí que resolvi pesquisar mais , e descobri que tudo era mito , a primeira coisa que aboli do meu vocabulário foi a frase ;pouco leite , fiz uma excelente substituição pela frase ;LEITE SUFICIENTE .

Pude me maravilhar pela beleza que é a natureza ,tudo no seu lugar , tudo na sua forma ,tudo na quantidade exata, sim pois produzia exatamente o tanto que minha bebê precisava , sem exageros ou desperdícios ..Como é bom saber disso tudo , como é bom passar por cima de mitos .. Sim essa era eu , uma mulher que agora sabia o quanto seu corpo era perfeito e o quanto a sintonia com minha filha era grande ...


Assim foi , Rafa engordando 1 kg por mês (uauuuu seus irmãos nunca engordaram desse tanto ) , isso se deve ao fato de estar super confiante , relaxada ,segura ..


Acontece que rapadura é doce mais não é mole não e dessa vez teria direito somente a licença maternidade , pois as férias demorariam um pouco mais para vencer , aí comecei a ser pratica ,a pensar o que fazer para manter a exclusividade .. Estava muito preocupada pois voltaria a trabalhar quando a Rafa tivessse somente 3 meses e 20 dias ..


Acredito que a partir de aqui foi quando começou me grande desafio , pois uma coisa é quando podemos estar disponivel 24 hrs por dia ,totalmente voltada a cuidar de um bebê ,outra e quando temos que voltar nossa atenção as outras necessidades ,estressetotal ..


Primeira que coisa que fiz foi comprar uma bomba eletrica , cara p/ car**** , porém não pensei 2x , pensei no custo beneficio e resolvi investir na qualidade de vida da minha filha ( se bem que uma lata de formula custa os olhilhos da cara então é 6 por 1/2 duzia) , juntei centavo por centavo , deixei de comprar coisas para mim ( até hj não comprei roupas que preciso hehe) , faltando 15 dias para voltar comecei a tirar leite , 20/30/40/50 ml e assim por diante , insistir , com uma semana antes começamos a adaptação a babá e ao copinho lindooo, com 5 dias tudo ok ..


Voltei a trabalhar , mesmo saindo 1hora mais cedo ficava 6hrs longe , confesso que foi dificil , pois até hoje abri mão do meu horário de lanche para ordenhar leite no trabalho , puro malabarismo . Sim .. Lava as mãos , lava mais um pouco , pega papel toalha , bastante papel toalha , abre a porta do banheiro (usando o papel para não tocar em nada) fecha a porta , abaixa a tampa do vaso ( da uma descarga pq sempre é preciso nesses banheiros de uso comunitário hehe) ,senta em cima do vaso , abre a bolsa , passa alcool gel na mão , abana p/ secar mais rapido , pega o "kit mimosa" (bomba eletrica) , liga ela , coloca no seio ,pensa em coisas boas ,um olho no "serviço outro no relogio ,ufa 10 minutos troca de seio , um olho no "serviço" e outro no relogio ,ops 8 minutos ,, acabou .. Tinha dias que era farto 150/160 ml , outros custava chegar nos 100 ml, guarda tudo , fecha a blusa , lava as mão de novo ,opa vontade de fazer xixi , corre , ufaaaaaaaaaaaaaaaa, 20 minutos ,goooolllll. ( sim assim tem sido minha pausa de 20 minutos a mais de 2 meses ).


É até engraçado quando fico lembrando de tudo isso..


Quando estava me adaptando com o horário de ordenha a tarde vem a mudança de horário no serviço ,aiaiaia e agora , meu melhor horário para tirar leite era de manhã ,porém ainda sim insistir , e consequimos , foram 20 dias que passaram voando , ehh Rafaela completa 5 meses , estava feliz demais mais um mês , porém uma certa manhã de domingo meu filho de 6anos , nos da um susto , tem uma convulsaõ corre p/ hospital , com os outros 2 a tira colo , precisa interna-lo , como ?? não queria ficar longe dele , mais e a Rafa ?? ela só mamava no peito , confesso que no meio do desespero nas primeiras horas cogitei sim a possibilidade se fosse preciso de dar mamadeira p/ Rafa ,porém como ela tava com o peito muito cheio de catarro a pediatra aconselhou que internasse tambem , assim poderia ficar com os 2 pertinho , NESSAS HORAS PENSO QUE AS COISAS VÃO ACONTENCEDO A NOSSO FAVOR QUANDO INSISTIMOS EM FAZER O QUE É CERTO.


Ficamos lá , foi tudo bem até hora que enfermeira chega com um pratinho de sopa batida no liquidificador p/ servir para a Rafa , eu falei para ela que não precisava pois ela mamava só no peito , porém toda via como na maioria dos hospitais ela insistiu em querer dar uma vez que a pediatra havia prescrito , não acreditei no que tava vendo , porem de maneira firme e segura avisei que quem mandava na alimentação da minha filha era eu , se alguem desse algo a ela sem minha autorização o tempo ia fechar ..


Passado tudo voltamos para casa e assim fomos firmes e fortes até o dia 31/07 quando a Rafa completou 6 meses , não sei se consigo descrever exatamente como me sinto , penso que tive tantos motivos para desistir ..


Hoje queria deixar registrado o porquê de tudo isso :
Vejo amamentação não somente como fonte de alimentação , ela é fonte de carinho ,afago ,afeto


Sempre ouço histórias que me parte o coração ,mães mal orientadas , mães que acreditam piamente que são insuficientes , que não consequem ..


O bebê tem necessidade de contato , calor humano com quem sempre lhe esteve perto , por isso quer sempre ficar grudado no peito , e isso é confudido com fome ..Sim bebês ficam mais de 3/4 horas seguidas no peito mas não é somente fome , é necessidade de estar perto da mãe ..
Se todas soubessem disso já teriam meio caminho andado ..


Sabe sei que para alguns sou considerada anormal , chata , fora da realidade , porque não faço como todo mundo ?? Mais é porque agora sei que posso , sei que consigo ,agora sim sei que fiz o meu melhor pois foram : as melhores horas com ela grudada em mim , foram as melhores horas da madrugada andando com ela nos corredores da casa durante um pico de crescimento , foram os melhores banhos mornos tomados quando estava exausta e cansada de tanto ficar com ela no peito , foram os melhores minutos quando me sentia renovada e começava tudo de novo ...




Hoje ela começou a provar outros sabores porém sei que toda essa conexão vai existir , não consigo ver amementação como fonte de leite , é muito mais , ela é fonte de amor , fonte de entrega , estabelece vinculos , gera segurança para o bebê ...Sei que com os meninos fiz o melhor que pude na época porém como tudo na vida temos que evoluir , ver o que existe depois do seu melhor e tentar torna-lo alcansável ..


Ana uma mãe que já deu mamadeira , bico e complemento e sabe que agora nada disso é necessário , Rafaela cresce muito bem sem eles .. SIM ELA SO TOMA MEU LEITE , E ATÉ OS 6 MESES NÃO PROVOU OUTRO SABOR SENÃO O DELE


FELIZ E ORGULHOSA






Pedro com 1 ano e 5 meses (hoje com 2 anos e 7m)







Rafaela 6 meses , mamando após ter experimentando sua papinha no qual não gostou ..hehe

3 comentários:

  1. Parabéns pela sua força de vontade amiga, isso falta em muitas mulheres.... ;)

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso relato, parabéns pela determinação em fazer o que era realmente o MELHOR pra sua filhinha! Tomara que ajude a inspirar outras mães!

    ResponderExcluir
  3. Ola querida,me emocionei com sua historia!!Suas palavras sao as minhas...vc esta exatamente correta!A natureza é perfeita nao existe pouco leite,fraco,nem insuficiente!O corpo humano é a maquina mais incrivel que existe e nem em 500 anos existira algum alimento que possa substituir o leite materno!Eu amamentei e tenho saudades desse tempo!
    Mas que pena,a desinformacao ainda é grande! Moro na Alemanha e aqui as mulheres nao teem vontade de amamentar seus filhos,semana passada visitei minha vizinha com um bebe de 4 dias disse que é dificil e tem pouco leite,e eu lhe dise _Nao existe pouco leite!É só sugar que desce e ela falou que nao tem interesse em amamentar...Fico chocada!Pq para mim nao existiu momento mais gostoso do que quando meu pequeno Leonhard mamava!!!
    Felicidades a vc e seus filhotes,parabens...

    ResponderExcluir